sábado, 18 de maio de 2013

Adobe


Adobe,a forma mais ecológica de construção 
Antecessor do tijolo cozido, provavelmente a 
técnica de construção com terra mais conhecida seja o adobe. 

A técnica consiste em confeccionar tijolos de barro com formas regulares e, através de processo de secagem natural em descanso, sobrepô-los com uma liga de argamassa de mesmo material formando as paredes.

Hoje, os tijolos de adobe podem representar uma alternativa formidável aos tijolos cerâmicos convencionais quando levamos em consideração o fato da necessidade de diminuir o consumo de energia e desperdício de material
Para proteger a construção de adobe da umidade e estruturá-la corretamente, algumas medidas são necessárias:
Para a umidade que vem do chão, é interessante soergue-la. Pode-se fazer isso elevando a altura das vigas baldrame e/ou preparar uma base de concreto ou pedras.
Com mais segurança, a primeira fiada da construção pode ser de tijolo cerâmico para proteger a base da parede da água que respinga.

Deve se tomar cuidado para estruturar bem os vãos das janelas e das portas. Com pequenas vergas de madeira ou concreto, estabilizamos esses vão e protegemos as paredes.

Seja qual for o material escolhido e o tipo do telhado, é fundamental que os beirais tenham 50 cm ou mais, para proteger as paredes da chuva.
Por fim, é recomendável que uma cinta de vigas seja construída do topo das paredes para estruturar a casa.
Também é interessante cobrir as paredes com tinta e cal, protegendo-as das intempéries.

por Fernando Bussoloti

Nenhum comentário:

Postar um comentário