sábado, 23 de novembro de 2013

A terra como material de construção
Em quase todos os climas secos e temperados do mundo a terra tem sido o material de construção predominante. Ainda na atualidade, um terço da humanidade vive em moradias de terra, e em países em desenvolvimento isto representa mais da metade.
Devido ao grande custo financeiro e energético de técnicas e materiais industrializados, como tijolo e concreto, a demanda habitacional dos países em desenvolvimento só pode ser suprida utilizando materiais locais e técnicas de auto construção.
A terra é o material de construção natural mais importante e abundante na maioria das regiões do mundo. Nos países industrializados, a desmedida exploração dos recursos naturais e os sistemas de produção que utilizam desenfreadamente o capital e energia geram desperdícios e também contaminam o meio ambiente. Nesses países a terra vem ressurgindo como material de construção.
Crescentemente as pessoas que constróem suas moradias demandam edificações eficientemente econômica e energeticamente, dão maior valor à saúde e ao clima interior balanceado. Tem-se entendido que a terra como material de construção natural tem melhores qualidades do que materiais industriais como o concreto, os tijolos e os silicocalcários.
Técnicas de construção com terra recentemente desenvolvidas demonstram o valor da terra não só para a auto-construção mas também para a construção industrializada a cargo de contratistas.ARQUITETURA DA TERRA

Casa feito cm material alternativo: o Barro além de térmico, perfeito para o inverno ou para o verão da um visual bem bacana na fachada
imagem Construção Sustentável
Pães de barro
Técnica que consiste em moldar bolas de terra úmida e ir moldando-as uma a uma. Nesta técnica, os pães úmidos de barro são colocados sem argamassa. Um buraco é feito com os dedos na face exterior de cada um para melhorar a aderência da argamassa do reboco que se coloca posteriormente em ambos os lados e polida com uma pedra plana. São colocadas de três a cinco fileiras por dia. Depois da secagem da parede, aplicam-se várias camadas de reboco de cal. A primeira moradia foi construída em 1925. Nos anos seguintes foram criadas cooperativas, formadas por desempregados, que construíram mais de 300 moradias, as plantas dos cômodos são em geral retangulares com esquinas arredondadas, todos os membros da família participavam da produção e da construção.
No norte de Yemen se constróem edifícios de vários andares com uma técnica de barro úmido denominada Zabur. Neste, as bolas de barro com palha são feitas manualmente e amassadas com força, para que assim o muro seja construído com uma massa homogênea.
Blog Arquitetura da terra