sábado, 18 de maio de 2013

Taipa de pilão


Taipa de pilão

A técnica de taipa de pilão consiste em levantar paredes de barro, comprimida com golpes de pilão entre placas de madeira. É uma técnica de origem árabe muito utilizada ainda hoje em países com clima seco.

Na Austrália e em certas regiões dos Estados Unidos, a taipa é muito utilizada, sendo trabalhada com mais tecnologia e melhor rendimento que as construções tradicionais.

O processo atualmente, quando feito com tecnologia mecanizada, produz paredes tão resistentes quanto às de concreto.

De qualquer forma, as construções com taipa de pilão são mais resistentes que aquelas feitas com adobe, isto porque a compressão faz com que as paredes, depois de seca, fiquem compactas, sólidas e menos impermeáveis.

A compactação faz com que as paredes tenham baixa retração, assim não apresentem muitas trincas e rachaduras.


por Fernando Bussoloti

Taipa de mão ou pau-a-pique



Taipa de mão ou pau-a-pique

A técnica da taipa de mão, também conhecida como pau-a-piquebarro armado, taipa de sopapo ou taipa de sebe, consiste em armar uma estrutura de ripas de madeira ou bambu com uma mistura de barro.

É uma técnica simples de construção, muitas vezes tratada com preconceito pela aparência rústica. No Brasil, foi trazida pelos portugueses e, desde então, é muito utilizada no meio rural, no sertão central e nordestino.


Ateliê Pau a Pique: Casa de Pau a Pique

Ateliê Pau a Pique: Casa de Pau a Pique: Veja todo o processo de construção de uma Casa de Pau a Pique e resgate a história e cultura do interior de nosso país e de nossa Minas Ger...

Adobe


Adobe,a forma mais ecológica de construção 
Antecessor do tijolo cozido, provavelmente a 
técnica de construção com terra mais conhecida seja o adobe. 

A técnica consiste em confeccionar tijolos de barro com formas regulares e, através de processo de secagem natural em descanso, sobrepô-los com uma liga de argamassa de mesmo material formando as paredes.

Hoje, os tijolos de adobe podem representar uma alternativa formidável aos tijolos cerâmicos convencionais quando levamos em consideração o fato da necessidade de diminuir o consumo de energia e desperdício de material
Para proteger a construção de adobe da umidade e estruturá-la corretamente, algumas medidas são necessárias:
Para a umidade que vem do chão, é interessante soergue-la. Pode-se fazer isso elevando a altura das vigas baldrame e/ou preparar uma base de concreto ou pedras.
Com mais segurança, a primeira fiada da construção pode ser de tijolo cerâmico para proteger a base da parede da água que respinga.

Deve se tomar cuidado para estruturar bem os vãos das janelas e das portas. Com pequenas vergas de madeira ou concreto, estabilizamos esses vão e protegemos as paredes.

Seja qual for o material escolhido e o tipo do telhado, é fundamental que os beirais tenham 50 cm ou mais, para proteger as paredes da chuva.
Por fim, é recomendável que uma cinta de vigas seja construída do topo das paredes para estruturar a casa.
Também é interessante cobrir as paredes com tinta e cal, protegendo-as das intempéries.

por Fernando Bussoloti

Casas em super adobe

Casas em super adobe - A terra é o material mais ecológico.

O tijolo de adobe é um material usado na construção civil. É considerado um dos antecedentes históricos do tijolo de barro e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria.

O adobe foi utilizado em diversas partes do mundo, especialmente nas regiões quentes e secas, mas com o advento da industrialização no século XIX, as técnicas em arquitetura de terra foram, aos poucos, sendo abandonadas. Porém, podemos afirmar que estamos vivendo momentos de rompimento do preconceito de utilização deste material, com um novo olhar sobre a arquitetura  uma vez que esta se mostra ecológica e sustentável, por não acarretar desmatamento e emissão de gases com efeito de estufa na atmosfera como os tijolos cozidos.

A construção feita com este tijolo torna-se muito resistente, e o interior das casas muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas. Em regiões de clima quente e seco é comum o calor intenso durante o dia e sensíveis quedas de temperatura à noite, a inércia térmica garantida pelo adobe minimiza esta variação térmica no interior da construção. É por isso que atualmente vemos novas abordagens à construção com este tipo de material, como por exemplo a feita pelo arquitecto Nader Khalili, iraniano de nascimento, californiano por adopção, que desde finais dos anos setenta, desenvolveu na empresa que trabalha, a Cal-Earth, o que designou por “super adobe”, uma técnica de construção à base de sacos de areia e arame, à prova de terramotos, segundo o próprio. 
Ainda segundo ele: “A terra é o material mais ecológico, abundante e duradouro que existe, e além disso encontra-se em qualquer local! Mil milhões de pessoas em todo o mundo precisam de habitação ou as suas casas são débeis e caem facilmente, e com o meu sistema isto não ocorre”.

EcoCasa Portuguesa

Piscina c/ sauna

Construção de piscina com cascata ,prainha,deck,sauna , deposito, área de lazer e banheiro.

 Muitas pessoas têm o sonho de construir em suas casa um ambiente de lazer para que tenham um espaço com seus familiares e amigos,Como sempre mencionamos em nossos artigos, o foco para que você tenha êxito em qualquer opção é se ter a facilidade de planejar e ver quais serão as etapas da sua construção



projeto em construção.