sábado, 12 de maio de 2012


Vidros são queridinhos da arquitetura e decoração
Fonte: Meio Norte
Vidro é o mais versátil entre os materiais de construção

O vidro é um dos materiais mais versáteis que podem ser encontrados na construção de uma casa ou escritório. Antes utilizado apenas para filtrar a luz e proteger contra incidentes, o vidro se tornou o queridinho da arquitetura e decoração, fazendo parte de diversos ambientes, além de possibilitar um maior contato com a natureza, devido à visão que se tem do exterior.

Por ter uma propriedade multifuncional, o vidro é um dos poucos materiais de construção que pode ser utilizado de formas variadas, porém, é necessário escolher o vidro adequado para cada finalidade.

Para quem está interessado em renovar os boxes de banheiro, a melhor opção é investir nos vidros impressos. Eles são translúcidos e geralmente são produzidos com variedade de padrões, texturas, espessuras e cores.

O uso de vidros refletidos pode reduzir o consumo de energia, já que são produtos que recebem óxido metálicos com o objetivo de refletir os raios solares, reduzindo a entrada de calor e proporcionando ambientes mais frescos, sem a ajuda de aparelhos de ar condicionado.

Para ambientes onde o vidro tem que ser mais resistente, a escolha deve ser pelos temperados, que apresentam uma resistência quatro vezes maior que o vidro comum. Isso ocorre porque o material é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido, tornando-o mais resistente.

Entre outras variedades disponíveis no mercado estão os  laminados, aramados, termo acústico e duplo, com cristal líquido.

sexta-feira, 11 de maio de 2012



Casa em módulos
Muito popular em países da Europa, especialmente em Portugal, as casas modulares estão ganhando cada vez mais o mercado na construção civil. Pela praticidade da produção, uma casa modular pode ficar pronta em até 3 meses, dependendo da construtora e do valor investido. 

Apesar de ser considerada uma opção razoavelmente barata, ao decidir por essa opção o cliente deve levar em consideração gastos como terraplanagem e fundações, o que pode aumentar bastante o orçamento da casa. No entanto, o processo produtivo tem menos erros e desperdícios por ser mais normalizado. 

No Brasil, tem opções de casas que saem de fábrica com as paredes prontas e pré-pintadas, e ao chegar no local é só montar. A inovação pode ser a solução para famílias de baixa renda, podendo ter seu custo final a R$35 mil. Esse tipo de casa protótipo pode ser financiado por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida. Atualmente existem no mercado soluções de concreto e de PVC. A solução está sendo exportada para a Angola, país com altos índices de déficit habitacional. 


Saiba mais sobre essas inovações assistindo a matéria produzida pela revista Exame e acessando matéria do site Engenharia e Construção.